BMW M5 Forum and M6 Forums banner

Substituição da bomba de água DIY

92K views 73 replies 36 participants last post by  Nvable  
#1 · (Edited)
Senhores, pensei em fazer uma rápida descrição sobre a substituição da bomba de água.
Como de costume, não sou responsável se você estragar durante a substituição.....

Isso requer que o t-stat seja removido, então siga as instruções aqui no fórum para removê-lo.
Remova a ventoinha da bomba de água (chave de boca de 32 mm, rosca anti-horário)

Primeiro, siga as instruções para remover o t-stat.
Em seguida, remova as correias de transmissão (chave de 15 mm nas polias do tensor, gire no sentido horário para liberar a tensão).
Gire o motor na polia da manivela (porca de 32 mm) até que o orifício no amortecedor de vibração corresponda ao orifício no indicador do bloco, use uma broca de 8 mm para bloquear o amortecedor de vibração.
Depois disso, remova os parafusos da polia da manivela (soquete de 13 mm, torque de aperto: 25 NM). Em seguida, use um Torx E14 para remover os parafusos do amortecedor de vibração (importante: use parafusos novos para a montagem. Torque de aperto: 60 NM, 2 vezes ângulo de torque de 50°).
Remova o amortecedor de vibração (observe para a montagem colocá-lo de volta na posição correta, existe apenas uma posição de como ele se encaixa).
Remova a mangueira da carcaça da bomba de água, um balde é bastante útil por baixo, pois ainda sai um pouco de líquido de arrefecimento..
Desaperte a bomba de água (soquete de 10 mm, torque de aperto: 10 NM) e remova-a (segure o tubo que você vê na segunda foto no canto superior esquerdo com o anel O verde quando você puxa a bomba, se ele escorregar na parte de trás, você tem um problema!). Também troque o anel O no tubo mencionado.
Troque a polia (dica: compre também uma polia nova, elas custam cerca de 20 $ e têm a tendência de quebrar durante a troca) da bomba de água antiga para a nova (10 NM para os parafusos M6), use uma junta nova para a bomba de água e um novo anel O para o tubo de água. Limpe a superfície da junta no bloco.
Aperte tudo de volta, encha com líquido de arrefecimento, sangre e verifique se há vazamentos!

E pegue a cerveja de costume para comemorar...:)
Image

Image
<!-- / message --> <!-- sig --> __________________
Números de peças:

1x Bomba de água : 11511407806
1x Junta da bomba de água : 11511406765
4x Parafuso Torx para amortecedor de vibração: 11231402618
1x Polia para bomba de água (opcional): 11511406933
1x Anel O para bomba de água : 11531710055

Mais os anéis O para o t-stat:

4x Anel O : 11531406249
2x Anel O : 11531407002

e talvez alguns sobressalentes do anel O se eles quebrarem durante a instalação...

Também cerca de 3 litros de líquido de arrefecimento.

#2 ·
Boa explicação Vantaam.. Procuro um DIY para a bomba de água há imenso tempo.. definitivamente mais trabalho do que o termóstato, mas vou fazê-lo no próximo mês. Já fiz a bomba de água antes, mas não na M5.. Deve ser divertido..:eek:oohhh:

#3 · (Edited)
É um pouco mais de trabalho do que trocar o termostato, mas não é tão ruim.
A primeira vez pode levar entre 3-5 horas, eu acho...

Se você tiver algum problema ao trocar, poste-os.
Tentarei ajudá-lo então.

Só uma nota curta que me veio à mente:

Não há bombas de água de reposição disponíveis, AFAIK.
A única maneira de obtê-las é na concessionária.

O problema é que, devido à massa da ventoinha, a vedação da bomba d'água começa a vazar ou o rolamento da bomba começa a fazer barulho.
Sem a ventoinha estúpida conectada a ela, aposto que durariam para sempre.

#5 ·
O problema é que, devido à massa da ventoinha, a vedação da bomba de água começa a vazar ou o rolamento na bomba começa a fazer barulho.
Sem a ventoinha estúpida conectada a ela, aposto que durariam para sempre.
Nah.... sem a ventoinha, eles poderiam tornar a bomba _menos_ resistente, ainda cobrar o mesmo valor e ainda fazê-la falhar em momentos inconvenientes :D

De acordo com a WorldPac, existe uma bomba de reposição da LASO que está listada como "Em desenvolvimento" (o que geralmente significa: "não prenda a respiração.") Ainda deve custar uma pequena fortuna, então eu preferiria a peça da concessionária.

#4 ·
Belo artigo sobre a troca da bomba de água. Gostaria que este tópico tivesse surgido uma semana antes, acabei de levar a minha para fazer isso. Eu estava lendo um artigo sobre manutenção preventiva. Este é altamente sugerido para cuidar se você tiver mais de 60.000. Acho que os danos podem ser bastante devastadores se sua bomba quebrar. Procurei por toda parte uma bomba de água e, como você disse, ninguém as vende, exceto os revendedores. Obrigado novamente

#8 ·
Sem parafuso de sangria no S62.
Eu faço assim:

- carro no chão, encher com água, deixar funcionar, completar até a marcação, fechar a tampa e aquecedor no máximo, ventoinha na velocidade máxima.
- rodar com rotações até 3k assim que tiver um pouco de temperatura de vez em quando, manter 3k por cerca de 20 segundos quando estiver totalmente quente, pronto.

- verificar o nível e reabastecer quando o carro estiver totalmente frio!

Sem problemas por muitas e muitas vezes eu fiz isso em S62s...

#9 ·
Obrigado! Talvez seja uma espécie de auto-sangramento como nos dias do venerável M30. Pergunto, no entanto, pois acho que os M50, M52 e talvez os M54 tiveram problemas de aprisionamento de ar se não fossem totalmente sangrados. Não me lembro se isso estava perto dos cilindros da parede corta-fogo. Isso poderia criar uma chance de superaquecimento de parte da cabeça e, em seguida, rachá-la. Escusado será dizer que fiquei bastante chato com o meu procedimento nos últimos anos....

#16 ·
os parafusos do amortecedor de vibração/harmônico podem ser reutilizados ou precisam ser substituídos?
Eles precisam ser substituídos! Ponto. Estes são parafusos de alongamento.

O TIS diz para substituir, mas eles estão sob especificações de torque tão leves que não vejo por que você não poderia reutilizá-los.
O torque leve a que você se refere é 60NM e duas vezes o ângulo de torque de 50 graus.

Esta é uma carga de torque aplicada a estes parafusos.

Então, por favor, não dê conselhos como esse...

#17 · (Edited)
Desculpem pessoal. Eu estava pensando na peça nº 10 neste diagrama (http://www.realoem.com/bmw/showparts.do?model=DE93&mospid=47592&btnr=11_2654&hg=11&fg=18). Também confundi os motores na minha cabeça, pois trabalhei recentemente no M62 dos meus pais, onde o TIS também afirma para substituir os parafusos que prendem o balanceador harmônico ao cubo da manivela (onde o cubo da manivela é preso com o "parafuso jesus"). Os parafusos torx que Vantaam mencionou devem definitivamente ser substituídos.

#18 ·
Ok, obrigado pelo conselho sobre os parafusos, vou desenterrar alguns amanhã - felizmente (acho) não terminei o trabalho hoje. A junta da termostato está presa na carcaça. Vocês têm alguma dica de como tirar isso? Eu ia levar para a concessionária e deixar eles fazerem a mágica deles, mas se vocês tiverem ideias ou sugestões de ferramentas, seria ótimo.

#19 · (Edited)
Você está falando sobre a peça nº 7 neste diagrama? RealOEM.com * BMW E39 M5 Bomba de água - Termostato Ou o próprio termostato está preso na carcaça? Eu comprei a peça nº 7 e depois que tirei a carcaça e removi o termostato, pensei: "Tanto faz trocar a junta, já que tenho a peça." Grande erro. Removê-la foi um inferno e acabou danificando o alumínio macio ao redor. Mas mesmo que você consiga tirar, como vai prensar uma nova? Acabei tendo que comprar uma carcaça nova. Você notará no diagrama que a nova junta vem pré-instalada na carcaça. *suspiro* Se eu fosse fazer de novo, eu apenas substituiria o termostato e daria por encerrado.

#21 ·
Algum truque para colocar o tubo na bomba de água?

não estou tendo sorte em colocar aquele tubo que vai da parte de trás da bomba de água sobre a parte superior do motor (tubo de metal preto) de volta na bomba de água. Acho que não há espaço para manobrar e pouco espaço para girar a bomba no tubo.

pensamentos / sugestões?

#23 ·
Por curiosidade, só porque estou realmente, infernalmente esperando conseguir fazer isso em breve, este extrator seria bom para a vedação interna?

Sealey Twin Leg Reversible Puller 75mm : Tooled-Up.com

Eu sei que o conselho universal é deixar em paz, mas eu gostaria de fazer o trabalho completamente. As pernas deste são reversíveis para poder fazer interno e externo. São dez libras tolas e terá entrega gratuita.

Qual o alcance que ele precisa ter, este tem 68mm, vai fundo o suficiente?

#24 ·
Essa ferramenta pode funcionar, mas também pode ser grande demais para caber. Se eu fosse fazer o trabalho novamente, teria deixado a vedação original no lugar, pois não estava em mau estado. Não valeu o esforço e o risco de danificar a carcaça para tirá-la, além de colocar a nova vedação também ser um problema, pois era tão apertada.

Se a vedação parecer boa, deixe-a.

#25 ·
O que é um ângulo de torque de 50 graus? Em outras palavras, como aplico o torque em um ângulo de 50 graus? Ou isso significa algo diferente?

#26 · (Edited)
O que é um ângulo de torque de 50 graus? Em outras palavras, como aplico o torque em um ângulo de 50 graus? Ou isso significa algo diferente?
1
Verifique as especificações do fixador a ser apertado para determinar o valor de torque correto a ser usado para sua aplicação específica. O valor normalmente será cotado em pés-libra. Em seguida, verifique quais são as especificações corretas do ângulo de torque para esse fixador (se fornecido). A aplicação incorreta do torque pode danificar o dispositivo em que você está trabalhando.

2
Aperte o fixador para o valor de torque especificado aproximado usando uma chave de torque padrão. Instale o medidor de ângulo de torque sobre a cabeça do fixador e coloque a chave de torque padrão na parte superior do medidor de ângulo de torque.

3
Gire a chave de torque padrão o número especificado de graus que foram especificados para esse fixador. O medidor de ângulo de torque informará isso. Observe atentamente o medidor de torque para obter a quantidade correta de graus a serem aplicados. Pare de torquear quando esse valor for atingido. Se outros fixadores forem necessários para sua aplicação, certifique-se de apertá-los todos o mais próximo possível do mesmo valor de torque e ângulo de torque.<noscript>
Image
</noscript> <noscript>
Image
</noscript> <section id="Body" class=" FLC"><section id="Tombstone" class="FLC"><section class="featured Inline"><header><section><section class="featured Inline"><header><section><section class="featured Inline"><header><section><section id="others" class="featured Inline"><header><section><footer id="Footer"><nav id="footerLinks"></nav></footer></section></header></section></section></header></section></section></header></section></section></header></section></section></section>

Eles custam cerca de $30
<li class="step">
Image

Saudações,
E

#27 ·
Obrigado pela resposta.

Pergunta de acompanhamento - Eu realmente preciso usar esta ferramenta ou posso replicá-la de alguma outra forma?

Por exemplo:
Posso apertá-lo a 60 Nm e, em seguida, fazer o seguinte 2 vezes:
- Aperte a 60 Nm e, em seguida, continue apertando até que a chave se mova ~50 graus

ou

Posso apenas aumentar o torque para uma especificação diferente?

Não estou tentando cortar caminho, só não consigo colocar as mãos nesta ferramenta e preciso terminar o trabalho.

Obrigado!

#28 · (Edited)
Eu não estou tentando cortar caminho, eu simplesmente não consigo colocar minhas mãos nesta ferramenta e preciso terminar o trabalho.
Deve haver um decente em uma loja de autopeças... mas eu diria NÃO... as duas alternativas que você mencionou.
O ângulo não é sobre graus de movimento puro e a única outra especificação de torque que você gostaria de fazer é menor... o que eu não posso promover.

Saudações,
E

#29 · (Edited)
Ótimo artigo, infelizmente não sou nada inclinado mecanicamente :( então vou pedir ao meu mecânico para fazer minha bomba de água e termostato como manutenção preventiva. Já encomendei todas as juntas, termostato e estou prestes a encomendar os (4) parafusos. Procurar a bomba de água me levou a isto: (certifique-se de inserir a peça # 11511407806) na caixa de pesquisa.

Bimmerparts.com : Powered by Zygmunt : Autobahn BMW & Foreign Auto Parts 2009

Pensamentos e opiniões? É cerca de $ 150 mais barato do que a maioria dos lugares.

#30 ·
Não quero ressuscitar um tópico muito antigo. Mas por volta de qual quilometragem a bomba d'água deve ser trocada? Meu carro atualmente tem cerca de 73.8xx milhas no hodômetro.

Recentemente troquei o termostato, cerca de um dia depois o radiador começou a vazar. É difícil dizer de onde está vazando, mas parece ser do canto inferior do lado do motorista do radiador. Poderia estar rachado? Não acho que haja mangueiras conectadas lá, apenas na parte superior do radiador, então não poderia ser uma mangueira solta/rasgada, certo?

Eu já comprei novas mangueiras e radiador, mas meu mecânico está pensando em trocar a bomba d'água. Sou totalmente a favor da manutenção preventiva, mas alguém acha que é muito 'cedo' para trocar o radiador e a bomba d'água nessa quilometragem?

#32 ·
Não quero ressuscitar um tópico muito antigo. Mas em que quilometragem a bomba de água deve ser trocada? Meu carro atualmente tem cerca de 73.8xx milhas no relógio.

Recentemente troquei o termostato, cerca de um dia depois o radiador começa a vazar. É difícil dizer de onde está vazando, mas parece ser do lado do motorista, canto inferior do radiador. Pode estar rachado? Não acho que haja mangueiras conectadas lá, apenas na parte superior do radiador, então não poderia ser uma mangueira solta/rasgada, certo?

Já comprei mangueiras e radiador novos, mas meu mecânico está pensando em trocar a bomba d'água. Sou totalmente a favor da manutenção preventiva, mas alguém acha que é muito 'cedo' para trocar o radiador e a bomba d'água nessa quilometragem?
Eu substituí minha bomba d'água no ano passado com a ajuda deste tópico, obrigado vantaam5!

Eu não consideraria a bomba d'água um tipo de trabalho PM. Se não estiver quebrada/vazando, eu a deixaria em paz. Paguei cerca de US$ 450 pela minha bomba d'água, o que considero muito acima do limite para um tipo de trabalho "substitua enquanto você está lá".

Claramente, se o radiador estiver vazando, substitua-o. A bomba d'água não parece ser um problema no M5 o suficiente para substituí-la proativamente.