BMW M5 Forum and M6 Forums banner

Código de erro: 93AC. Alguém sabe onde está localizado o ECU, airbag com módulo de gateway?

22 reading
20K views 30 replies 3 participants last post by  platii  
#1 ·
Ajuda!

O meu 06 E60 M5 recebeu um código de erro após substituir a bateria após recarregar. Ao conectar a bateria, o código de erro 93AC: (ACSM/MRS: Airbag lateral, motorista) apareceu. Meu amigo na garagem me disse para substituir o Airbag com o módulo gateway. No entanto, não consigo encontrá-lo. Alguém sabe onde ele está localizado?

Encontrei no youtube que ele deve estar localizado sob a caixa de luvas do passageiro (foto à direita). No entanto, não consegui encontrá-lo (foto à esquerda do meu carro).

Algum fã de E60 M5 aqui? Por favor, adicione meu whatsapp e discuta. Eu sou de Hong Kong!
Por favor, envie-me uma mensagem.

Michael

#4 ·
Até este ponto, não há necessidade de substituir nada. Remova os dois terminais da bateria e, em seguida, certifique-se de que a bateria, os postes da bateria e os terminais estão limpos e prenda-os de volta. Exclua a falha com a ignição desligada, se não for excluída, ligue a ignição e exclua.

#3 ·
Redefina o código e veja se ele volta. Se isso acontecer, você precisa investigar.

owns 2000 BMW M5 DUH!
  • Like
Reactions: flacoramos
#9 ·
O novo módulo de controlo do airbag terá de ser codificado no carro, só para informação.

owns 2000 BMW M5 DUH!
#10 ·
Em seguida, eu verificaria/recolocaria os conectores no airbag atrás do painel da porta do motorista e no módulo do airbag. Usando o ISTA, você pode visualizar os detalhes da falha ao clicar duas vezes nela. Você pode ver o módulo e a resistência do airbag na página de status do módulo do airbag ou acessar a Estrutura de Função usando o ISTA e deixar o ISTA sugerir algumas etapas para verificar. Basicamente, o módulo do airbag aguarda um valor de resistência quando os módulos são verificados, observe o valor da resistência do airbag do lado do passageiro na página de status ou meça com um ohmímetro e meça o lado do passageiro, se não for igual, pegue um resistor com o mesmo valor e coloque-o no conector do airbag do lado do motorista para emular o sinal, se a falha for eliminada, significa que o airbag precisa ser substituído, se não houver alteração ou se o airbag do lado do motorista tiver a mesma resistência que o lado do passageiro, considere substituir o módulo do airbag.

#12 ·
Última imagem. Para o airbag lateral, o valor definido deve estar entre 1,6-5,6 ohm, o lado do motorista é 6,0 ohm, o que excede o limite, por isso acionou a falha, agora você precisa ter acesso ao conector do airbag do lado do motorista e medir e confirmar a leitura pelo módulo do airbag, se for realmente 6,0 ou fora da faixa plausível, substitua o airbag do lado do motorista, caso contrário, confirme com a colocação de um resistor de 3 ohm no plugue do lado do carro, a falha deve ser limpa, então o módulo do airbag está bom. Você pode tentar programar o módulo do airbag com ISTA/P ou Winkfp antes de substituir, pode funcionar novamente se for o culpado, se for o próprio airbag, substitua o airbag.

#14 ·
Última imagem. Para o airbag lateral, o valor definido deve estar entre 1,6-5,6 ohms, o lado do motorista é 6,0 ohms, ele excedeu o limite, por isso acionou a falha, agora você precisa ter acesso ao conector do airbag do lado do motorista e medir e confirmar a leitura pelo módulo do airbag, se for de fato 6,0 ou fora da faixa plausível, substitua o airbag do lado do motorista, caso contrário, confirme com a colocação de um resistor de 3 ohms na tomada do lado do carro, a falha deve ser limpa, então o módulo do airbag está bom. Você pode tentar programar o módulo do airbag com ISTA/P ou Winkfp antes de substituir, pode funcionar novamente se for o culpado, se for o próprio airbag, substitua o airbag.

#13 ·
Você tem outras falhas no airbag para o airbag do motorista? Na primeira imagem, o airbag do motorista também mostrou valores mais altos, mas eu esperaria e confirmaria a falha, então veria se alguma outra falha foi acionada mais tarde ou se isso levaria a um módulo de airbag ruim. O airbag do motorista também deve estar dentro da faixa de 3 ohms para ambos os estágios, aqui mostra 13 e 23 ohms.

#19 ·
Não vai explodir, precisa de muita corrente, mas pode não ser capaz de testar o próprio airbag se desconectar o conector, e por razões de segurança vamos mudar a forma de testar. A melhor maneira é testar o lado do carro e deixar o lado do airbag sozinho, o que você vai fazer é conectar um resistor de 2 ou 3 ohms no conector do lado do carro enquanto o ISTA está conectado para ver as mudanças na resistência na tela, se você vir 2 ohms na tela, então o seu airbag do lado do motorista está ruim e você precisa substituí-lo, se você não vir 2 ohms, então o seu módulo do airbag está ruim.

Para o airbag do lado do motorista, desconecte o conector da parte de trás da mola do relógio, você vai testar 4 fios, 2 para cada estágio da mesma forma que você fez no airbag lateral, você precisará saber qual fio testar, quando você chegar a esse estágio eu vou te dar a coloração e a localização do pino para cada fio. Você pode precisar testar antes e depois da mola do relógio para confirmar, mas na maioria das vezes será a mola do relógio que está ruim.

A alta resistência geralmente vem de um mau contato do conector se o airbag estiver bom, então primeiro quando você tiver acesso ao airbag tente reconectar o conector 3 ou 4 vezes enquanto a bateria estiver desconectada e então conecte a bateria e o ISTA e veja se a resistência mudou para o normal, se não houver mudança continue com os testes acima.

#23 ·
Que peças novas chegaram, por que você não instala peças novas?

Para testar a resistência do airbag, você testa com um multímetro e mede a resistência:
Sensor 1: pino 1(+) e pino 2(-).
Sensor 2: pino 3(+) e pino 4(-).

O resistor de 3 ohms simulando é usado para testar se o módulo do airbag vê a resistência correta e pode ser visualizado no ISTA como na imagem acima. Você conecta um resistor de 3 ou 5 ohms ao conjunto da coluna de direção onde o airbag se conecta, os mesmos pinos correspondentes para o sensor 1 e o sensor 2 para simular o airbag.
Se você não tiver certeza de como aplicar esses testes, eu recomendaria que você consultasse um eletricista para ajudá-lo.

#24 ·
Comprei o módulo do airbag 9172019 e o cabo da mola do volante 6976394. Você disse que o módulo do airbag precisa de codificação, então talvez eu o instale mais tarde. O cabo da mola do volante é fácil de instalar e eu o instalarei amanhã.

Obrigado pelas informações do pino do airbag. Acho que posso descobrir se o airbag está funcionando corretamente ou não amanhã.

Sim, eu sei como testá-lo. Basta conectar o sensor 1 e 2 usando dois resistores de 3 ohms, certo?

Você acha que o código 93AC está focado principalmente apenas neste airbag do motorista?

Porque a leitura em ohms do airbag lateral (6 ohms) é apenas ligeiramente maior que o normal (5,6 ohms). O que você acha? Amanhã usarei dois resistores de 3 ohms para instalar nesses 2 sensores. Veja a mudança de resistência. Se realmente voltar ao normal. Posso ter certeza de que o airbag do motorista precisa ser substituído. Isso está certo?

Então, vou limpar todos os códigos de falha. Veja se o código 93AC ainda está aqui ou não. Se ainda estiver aqui, isso significa que o airbag lateral também precisa de investigação.

Se eu usar dois resistores de 3 ohms, mas a leitura em ohms ainda estiver acima de 6 ohms. Devo então substituir o módulo do airbag?

Que peças novas chegaram, por que você não instala peças novas?

Para testar a resistência do airbag, você testa com um multímetro e mede a resistência:
Sensor 1: pino 1(+) e pino 2(-).
Sensor 2: pino 3(+) e pino 4(-).

O resistor simulador de 3 ohms é usado para testar se o módulo do airbag vê a resistência correta e pode ser visualizado no ISTA como na imagem acima. Você conecta um resistor de 3 ou 5 ohms ao conjunto da coluna de direção onde o airbag se conecta, os mesmos pinos correspondentes para o sensor 1 e o sensor 2 para simular o airbag.
Se você não tiver certeza de como aplicar esses testes, eu recomendaria que você consulte um eletricista para ajudá-lo.

#27 ·
Então você substituiu o novo airbag do motorista e a mola do relógio e o módulo do airbag ainda lê alta resistência, correto?
Se você tivesse usado o teste de resistor como eu sugeri nas postagens anteriores, você não precisaria comprar peças desnecessárias.

Para a falha 93AC, você também pode testá-la com um resistor e ver se o módulo do airbag lê uma resistência maior.

Conexão ruim também pode causar alta resistência, lembro que aconselhei você no início a ter acesso ao módulo e reinstalar o conector e confirmar que os pinos estão apertados, mas você não segue, tente isso em seguida.

A conexão de segurança errática da bateria pode causar uma luz de airbag ou erro de falha. Registrar uma falha no airbag significa que a resistência não está dentro do limite.

Se você tiver acesso ao módulo do airbag, poderá testá-lo com um resistor diretamente e ver se ele lê resistência diferente, mas nesta configuração você precisa fazer o back probe do resistor para o airbag para os pinos correspondentes, pois o conector será instalado no módulo, isso confirmará o problema do módulo do airbag e excluirá o problema de fiação.

Se o módulo não estiver dando uma boa leitura, a próxima etapa é atualizar o módulo do airbag com Winkfp e codificá-lo, o que pode ajudar antes de você decidir substituí-lo.

#28 ·
A conexão de segurança da bateria errática pode causar uma luz de airbag ou um erro de falha. Registrar uma falha do airbag significa que a resistência não está dentro do limite.

Se você tiver acesso ao módulo do airbag, poderá testá-lo com um resistor diretamente e ver se ele lê uma resistência diferente, mas nesta configuração você precisa conectar o resistor aos pinos correspondentes do airbag, pois o conector será instalado no módulo, isso confirmará o problema do módulo do airbag e excluirá o problema de fiação.

Se o módulo não estiver dando uma boa leitura, a próxima etapa é atualizar o módulo do airbag com Winkfp e codificá-lo, o que pode ajudar antes de você decidir substituí-lo.
Por favor, me ensine como testar o resistor para o módulo do airbag. Quais pinos no módulo estão corretos?

Você pode apresentar algum profissional que saiba como codificar com meu novo módulo de airbag? Eu não sei como fazer isso. Melhor pagar dinheiro e fazer fácil.

OBRIGADO muito!!!!